ЗареєструватисяЗареєструватися

© 2019–2024 Online Olympiad in Linguistics© 2019–2024 Online Olympiad in Linguistics

Contests

Online Olympiad in Linguistics 2021

Problems & Answers

1. Tailandês

Em tailandês, pode-se dirigir-se a uma pessoa de várias maneiras. Em particular, as seguintes quatro palavras podem ser usadas:

gae, kun, taan, ter.

Em cada um dos fragmentos do filme abaixo, na adaptação tailandesa do respectivo filme, uma dessas quatro palavras foi usada. Para alguns dos vídeos, a palavra é dada:

kun
 

ter
 

taan
 

gae
 

kun
 

ter
 

taan
 

gae
 

ter
 

kun
 

taan
 

gae
 

kun

Tarefa. Para o restante dos fragmentos do filme, indique a escolha mais provável entre as quatro palavras por um falante de tailandês. Você obterá uma pontuação perfeita para este problema se não mais do que uma de suas respostas diferir do que foi realmente usado na adaptação tailandesa dos filmes.

(!) O tailandês é uma língua Kra–Dai falada por aproximadamente 60 milhões de pessoas na Tailândia.

2. Orowari

O formulário abaixo pode ser usado para pesquisar em um pequeno corpus de frases Orowari. Quando você insere uma única palavra Orowari que aparece no corpus, o formulário exibe a primeira frase do corpus que contém essa palavra, assim como a tradução da frase em português.

Observe que o corpus não contém todas as palavras do idioma Orowari. Por exemplo, nem homam, nem taparakam ocorrem no corpus, embora ambos sejam palavras Orowari perfeitamente válidas.

(a) Traduza para o Orowari:

(b) Uma das traduções que você deu pode ser traduzida de volta para o português de forma diferente. Qual é a tradução alternativa para o português?

(!) Orowari é a única língua remanescente da família Chapacuran. É falada por cerca de 2.000 pessoas que vivem ao longo da fronteira Brasil-Bolívia.

3. Língua turca dos pássaros

O formulário abaixo pode ser usado para ouvir gravações de 10 palavras assobiadas na língua turca dos pássaros. Você pode ouvir uma gravação digitando seu número (1 a 10) e pressionando Enter ou clicando no botão à direita do campo de entrada. Você também pode ouvir várias gravações em sequência: basta inserir todos os seus números no campo, separados por espaços.

As 10 palavras assobiadas são (em ordem alfabética):

bak, biz, dar, geç, git,
kar, kek, saç, sen, siz.

Tarefa. Combine cada gravação com a palavra correspondente:

(!) A língua turca dos pássaros é uma versão assobiada da língua turca. Atualmente, é usada por cerca de 10.000 pessoas que vivem nas regiões montanhosas da Turquia.

A letra ç do alfabeto turco é como t em tia, no português brasileiro.

4. Urhobo

Abaixo você pode encontrar um conjunto de substantivos Urhobo escritos com uma grafia simplificada. Para os fins deste problema, eles foram divididos em dois grupos:

Grupo 1

egbede

agulha

erave

animal, carne

itaba

tabaco

iviri

fumaça

odibo

banana

ogba

herói

Grupo 2

agogo

sino

eni

elefante

erako

cachorro

eve

cabra

iribo

pimenta

ukpe

cama

Os substantivos podem ser combinados em frases usando as duas construções a seguir da língua Urhobo:

  1. A re B fornece “A de B” ou “A relativo a B”. A letra A pode ser substituída por qualquer substantivo, enquanto B pode ser substituída por um substantivo ou por outra frase deste tipo. Por exemplo, ukpe re erako re ogba significa "a cama do cachorro de um herói".
  2. ke A ke A fornece “todo A”. A letra A pode ser substituída por um substantivo ou por uma frase do tipo 1. Por exemplo, ke iviri re itaba ke iviri re itaba é “toda fumaça de tabaco”.

Os falantes de Urhobo pronunciam cada sílaba com um certo nível de tom, rotulado aqui com inteiros positivos como: 1, 2, 3, 4,…. O formulário abaixo informará o nível de tom da última palavra de qualquer frase contendo entre 3 e 8 palavras, inclusive, se a frase terminar em um substantivo do grupo 1. Por exemplo, se você inserir eve re iviri, o formulário divulgará que a primeira sílaba de iviri seria pronunciada com tom de nível 1, enquanto a segunda e a terceira teriam tom de nível 4.

(a) A pronúncia dos substantivos do grupo 1 pode ser especificada da seguinte forma:

ègbèdé, èràvè, ítábà, ívìrì, ódìbó, ógbá.

Usando a mesma notação, especifique a pronúncia dos substantivos do grupo 2:

(b) Determine os níveis de tom da última palavra de cada uma das seguintes frases:

(!) Urhobo é uma língua nígero-congolesa. É falada por cerca de 2 milhões do povo Urhobo da Nigéria.

Answer key: hideshow