ЗареєструватисяЗареєструватися

© 2019–2024 Online Olympiad in Linguistics© 2019–2024 Online Olympiad in Linguistics

Contests

Online Olympiad in Linguistics 2020

Problems & Answers

Cada problema vale 20 pontos.

Fontes:

 

Esta rodada apresenta problemas em quatro idiomas de duas principais famílias de idiomas. As línguas Níger-Congo são faladas na África por mais de meio bilhão de pessoas. Existem cerca de 1.500 idiomas Níger-Congo, tornando-se a maior família em número de idiomas do mundo. Um pouco atrás está a família austronésia, composta por mais de 1.200 idiomas e mais de 300 milhões de falantes nativos.

Línguas Níger-Congo
Ibibio
Tshiluba
Línguas austronésias
Tetum
Havaiano

1. Leitura labial

Aqui estão, em ordem aleatória, 20 palavras havaianas que um homem pronuncia nos vídeos abaixo:

hoʻokipa, hilinaʻi, kāmau, hānau, pāʻani, holoholo, pule, moʻolelo, kupuna, mahiʻai, hoʻokele, kaona, hoʻokupu, mahina, welo, paʻakai, mālie, pele, kahua, pilina.

Tarefa. Combine cada vídeo com a palavra correspondente:

(!) Havaiano é uma das línguas oficiais do estado americano do Havaí, localizado no Oceano Pacífico. É um idioma Austronésio com cerca de 24.000 falantes nativos.

O símbolo ʻ representa uma parada glótica, o som no meio de uh-oh. Uma barra sobre uma vogal significa que a vogal é longa.

2. Tshiluba

O formulário abaixo pode ser usado para traduzir frases em português de duas palavras para Tshiluba. No entanto, apenas uma palavra da tradução será exibida — a outra palavra será substituída por um asterisco.

Quando você digitar duas palavras, clique no botão à direita do campo de entrada ou pressione Enter.

Tarefa. Traduza as seguintes combinações de palavras em Tshiluba:

(!) Tshiluba é uma língua do Níger-Congo falada por cerca de 7 milhões de pessoas na República Democrática do Congo. As letras ä, ǐ e ǔ denotam vogais específicas do idioma.

3. Ibibio

O formulário abaixo pode ser usado para ouvir gravações de 20 palavras do Ibibio. Cada palavra é pronunciada na respectiva gravação duas vezes. Você pode ouvir uma gravação digitando seu número (1 a 20) e pressionando Enter ou clicar no botão à direita do campo de entrada. Você também pode ouvir várias gravações em seqüência: basta inserir todos os seus números no campo, separados pelos espaços.

Abaixo, você pode encontrar traduções destas 20 palavras, agrupadas de acordo com a maneira em que cada palavra é pronunciada:

  1. cair, necessitar de, extensão, filho primogênito, rebanho;
  2. poeira, cesto, quarto de dormir;
  3. isto, padre;
  4. arrotar, bater, círculo de dança, primeiro;
  5. camarão pequeno, escudo, seringueira;
  6. caminho no mato, formiga, jarro.

De acordo com a pronúncia, algumas das palavras podem, alternativamente, ser agrupadas como segue:

  1. filho primogênito, cesto;
  2. padre, círculo de dança;
  3. extensão, primeiro, formiga;
  4. cair, arrotar;
  5. poeira, camarão pequeno;
  6. rebanho, escudo, jarro.

Tarefa. Determine as correspondências corretas:

(!) Ibibio é uma língua do Níger-Congo. É falada nativamente por vários milhões de pessoas de Ibibio na Nigéria.

4. Tetum

Abaixo estão algumas palavras do Tetum:

aan, aas, aman, ami, bolu, emi, hadomi, ha'i, ha'u, ida, ina, kapas, kbuka, labarik, makfeto, makrare, mane, manen, nare, na'in, nia, oo, ratene, resin, rosak, ruanulu, sanulu, sei, sira, tolu.

Usando o formulário abaixo, você pode inserir uma sequência de palavras e verificar se essa sequência é uma sentença do Tetum válida ou não. Se sua sequência for válida, o formulário fornecerá traduções em português de cada palavra (ou combinação de palavras) na frase.

Além disso, você pode substituir uma (e apenas uma) palavra em uma frase por um asterisco *. O formulário informará o número de palavras do Tetum que aceitará como um substituto pelo asterisco para produzir uma sentença gramatical do Tetum.

Quando você digitar uma sequência, clique no botão à direita do campo de entrada ou pressione Enter.

Além dos espaços entre as palavras, você só pode usar apóstrofos e letras latinas minúsculas (o apóstrofo regular ’ ou o ápice '). Um apóstrofo indica uma parada glótica, que é uma consoante específica de Tetum. Quaisquer letras maiúsculas serão automaticamente transformadas em minúsculas. Todos os outros caracteres, incluindo sinais de pontuação, serão ignorados.

Tarefa. Traduza as seguintes frases para Tetum. Algumas frases podem ter mais de uma tradução. Você só precisa fornecer um delas.

(!) Tetum é uma língua austronésia falada por cerca de 500.000 pessoas na ilha de Timor.

Answer key: hideshow